top of page
Vinheta.jpg

Coleção

Primeiro e maior personagem em Grande sertão: veredas, o sertão se faz presente a cada passo da jornada de Riobaldo: na aridez do Liso do Sussuarão, nas beiras verdejantes do São Francisco e do Urucuia, nas veredas mortas, nos buritizais; nas histórias dos sertanejos, nas pelejas dos jagunços, nas emboscadas do “Não-sei-que-diga.” De toda a matéria viva que plasma, delineia e dá forma ao sertão rosiano, aves, bichos e plantas têm grande protagonismo não só em Grande Sertão, como em toda a obra de Guimarães Rosa.(...) De famílias, gêneros e espécies diversas, convivendo no sertão, presentes e amalgamados à vida e ao espírito sertanejo. Vivem no sertão. São o sertão.

O texto acima inicia a introdução ao livro Vive, Sertão! Bichos em Grande sertão: veredas, um dos quatro volumes que compõem o propósito deste projeto, a coleção Sertão Vivo.

Grande sertão: veredas é fascinante obra magna da literatura brasileira e mundial. E em sua tessitura, a narrativa de Riobaldo expande e incorpora olhares, entendimentos e matérias de diversos matizes do conhecimento e da experiência humana. A natureza e a relação do homem do sertão com a natureza são contexturas lapidares de Grande sertão. A fauna e a flora presentes na narrativa, tanto no aspecto literário, quanto no aspecto da materialidade desses seres, surpreendem pela riqueza, conhecimento e diversidade de referências das espécies e dos ambientes naturais em que se inserem, como também de seu protagonismo na urdidura do texto literário. Personagens que compõem o sertão como seres presentes ou referidos na memória, como referências simbólicas, metáforas, mitologias. Entidades do Cosmo Sertão. 
Quando li Grande sertão, desde a primeira vez me chamou atenção a presença, profusão e diversidade de citações de espécies de fauna e flora, que permeiam a narrativa ao longo de todo o romance.

Já na primeira experiência com o texto de Guimarães Rosa, a percepção do sertão como o principal e maior personagem do romance, naturalmente se incorpora na leitura. Na verdade, são muitos e vários personagens, das paisagens áridas e angustiantes do Liso do Sussuarão, às veredas verdejantes das beiras do São Francisco; dos onipresentes buritizais, aos rios, numerosos rios, que acompanham o itinerário dos pelejantes. De todos esses personagens, matéria viva do sertão, as plantas e os bichos têm um protagonismo superlativo na literatura brasileira. Não apenas em Grande sertão: veredas, em toda a obra de Guimarães Rosa. E dos bichos habitantes do grande sertão, os pássaros são como as constelações em noites de céu limpo: impossível ignorar a presença, a recorrência, a diversidade. 

O texto acima faz parte da introdução ao livro Ave, Sertão! Aves em Grande sertão: veredas.


Esse projeto, em seus três primeiros livros, tem como objetivo trazer à luz, através de pesquisa assessorada por especialistas, profissionais, aficionados e conhecedores das diversas áreas, as espécies citadas no romance Grande sertão: veredas, no intuito de dar a conhecer e apresentar um registro iconográfico e textual dessas espécies. A exposição através de imagens visa representá-las em seus detalhes e características morfológicas e ensejar a fruição estética e diversidade de formas, texturas, movimento e cores, através do olhar da autora na técnica de pintura em aquarela. Os textos e artigos que acompanharão as imagens pretendem, além de informar dados objetivos sobre as espécies e seu ambiente, suscitar reflexões em torno da sua presença na obra de Guimarães Rosa e a necessidade de preservação dos ambientes naturais e (re)conhecimento de seus habitantes, tão urgente no mundo instável e inseguro em que vivemos, frente às instâncias imperativas das questões ambientais.

 

O projeto tem como objetivos:


•   Conhecer a riqueza da obra de João Guimarães Rosa e o universo (infinito) das possibilidades de leituras e visões de sua linguagem e saberes, aqui utilizando um recorte nas áreas da Etnobiologia e Ressemiotização; mas também, e sobretudo, da sua poética, que permeia as criaturas, a paisagem e as gentes no grande sertão-mundo.
•   Publicar obra editorial que informe e divulgue as espécies de fauna e flora citadas no romance Grande sertão: veredas de João Guimarães Rosa, com registro em imagens e textos, assente na interseção de saberes (interdisciplinaridade) entre ciência, literatura, arte, diversidade cultural e consciência ambiental.
•   Pesquisar e identificar, a partir das citações em Grande sertão: veredas, as espécies de fauna e flora presentes na obra.
•   Registrar iconograficamente as espécies, através de imagens criadas nas técnicas de pintura em aquarela e pintura digital.
•   Divulgar informações sobre as espécies, suas características, morfologia e relações com a obra, o ambiente e a cultura, através de textos.
•   Oferecer ao público uma obra de consulta, informação, conhecimento e fruição visual das espécies citadas no romance.
•  Levar ao conhecimento, através do intermédio da obra literária, a ciência e consciência da diversidade e riqueza dos ambientes naturais do país e a necessidade de reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente. 
•  Trazer à luz uma obra visual, conseguinte ao trabalho de pesquisa com as espécies, da imersão em inúmeras leituras, releituras, encontros, diálogos e reflexões acerca dos olhares diversos sobre o romance. Esse objetivo refere-se à publicação do quarto volume da coleção – Sertão Sem Fim! – um livro de imagens sobre o Grande Sertão, na visão da autora. 

Livro I - Ave, Sertão! Aves em Grande sertão: veredas
Livro II - Vive, Sertão! Bichos em Grande sertão: veredas
Livro III – Mbur’iti, Sertão! Flora em Grande sertão: veredas
Livro IV - Sertão Sem Fim! Visões do Grande Sertão

A produção editorial, projeto gráfico, diagramação, imagens e editoração eletrônica da coleção são da autora. 

Coleção Sertão Vivo - Quatro volumes


Livro I: 192 páginas
Livro II: 168 páginas
Livro III: 200 páginas
Livro IV: 168 páginas
Formato: 18 X 22 cm

 

As ilustrações foram criadas em grafite, aquarela e pintura digital. As páginas com as pranchas de imagens apresentam as ilustrações à direita e os textos sobre as espécies à esquerda. Além das pranchas, o miolo apresenta ilustrações de página inteira, de espécies similares, vinhetas e mapas, reunindo mais de 500 imagens.

Imagens de capas I ilustrações I pranchas I páginas de miolo

Ave Sertão1.jpg
Imagens das pranchas
Vive Sertão1.jpg
Imagens das pranchas
Mburiti Sertão1A.jpg
Imagens das pranchas
Sertão Sem Fim1.jpg
Imagens das pranchas
Imagens das pranchas
bottom of page